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HATHA YOGA

O QUE É? 

Yoga significa união, conexão, e o principal objetivo da prática é fazer que nos reconectemos com nossa essência, por meio da respiração, da meditação e das posturas, fazer que deixemos de lado nossa identificação com o ego e percebamos que nossa verdadeira essência transcende todos os conceitos nos quais a sociedade tenta nos encaixar. 

Ioga na praia
Casal sênior meditando

ORIGEM/HISTÓRIA:

O hatha yoga foi introduzido no século XV, na Índia, pelo yogi Swatmarama. Trata-se de uma variação baseada na prática de asanas — que é definida como um conjunto de posições para nos mantermos confortáveis e estáveis. Ele é praticado com o objetivo principal de conquistar a vitalidade e a boa saúde física e mental. 

Esse método ainda dá muita ênfase ao corpo e ao alinhamento postural, importante para realizar as posturas corretamente. Para isso, além dos asanas, trabalha como pranayamas (técnicas de respiração), mantras e meditação. 

BENEFÍCIOS:

 O método vai além do fortalecimento e da elasticidade dos músculos. A prática constante pode ajudar a equilibrar o corpo e a mente e a proporcionar grande bem-estar. Vamos lá? Confira algumas vantagens. 

 

  • Fortalece e alonga a musculatura 

Apesar de não serem somente esses os objetivos da prática, ela fortalece e alonga os músculos do corpo, tanto os externos quanto os internos. Isso gera, automaticamente, bem-estar, energia e saúde para o seu dia a dia. 

 

  • Amplia a consciência corporal 

Com a prática de yoga, o aluno adquire autoconhecimento e vai detectando alguns sinais mais evidentes de tensão muscular. Com isso, ele se torna capaz de controlar as variadas situações de estresse que se apresentam ao longo do dia. 

Ter consciência corporal é importante para manter a saúde do corpo. É ela que te dá limites para realizar as atividades físicas, o que ajuda a prevenir das possíveis lesões causadas pelo excesso de força. 

 

  • Promove o equilíbrio do chakras 

Os chacras são centros de energia que se localizam no perispírito — responsável por ligar corpo e espírito. Eles dão a energia necessária para manter o equilíbrio entre a área física e mental, por isso a importância. 

Quando estão equilibrados, por meio da prática de posturas (asanas), meditação e mantras, colaboram para integrar corpo, mente e espírito. 

  • Evita um fluxo contínuo de pensamentos que prejudicam o foco 

A prática de yoga tem como um dos seus objetivos, por meio da meditação, evitar uma sucessão de pensamentos — que faz com que, muitas vezes, desviemos nosso foco do que é realmente importante. Quando o praticante chega a esse estado, é possível sentir uma sensação de paz e felicidade. 

Manter a atenção no presente é importante para manter o bem-estar. Não que você não possa pensar no passado ou nas coisas que estão por vir, mas fazer disso algo em extremo pode comprometer a sua saúde física e mental. 

E assim como o yoga, o mindfulness é uma prática ótima para focar no presente e deixar o dia a dia mais leve. 

 

  • Melhora a postura 

A prática do hatha yoga beneficia a postura, contribuindo para o alívio da dor, principalmente para aqueles que sofrem de problemas crônicos. A realização adequada dos asanas tem como uma de suas funções promover um efeito calmante e relaxante. 

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